As meninas de 10 a 20 anos de idade tem um acolhimento especial na maçonaria, destinado ao aprimoramento social, intelectual, espiritual, trazendo exercícios de cidadania, bem ao próximo, realizando trabalhos filantrópicos, cultivando a amizade e alegria. É a Ordem das Filhas de Jó Internacional, uma organização paramaçônica iniciática. Lá são repassados os ensinamentos baseados no Livro de Jó, do Antigo Testamento, entre eles, o que diz no Capítulo 42, versículo 15: “Em toda a terra não se acharam mulheres tão justas quanto as Filhas de Jó e seu Pai lhes deu a herança entre seus irmãos.” As Filhas baseiam-se que: “Ser justo é fazer o bem” e que “A Virtude é uma qualidade que grandemente honra uma mulher”.

Para ser Filha de Jó é requerido que seus membros possuam parentesco por sangue ou Lei, com um Maçom, com uma Filha de Jó, ou com um Membro de Maioridade (que são Filhas de Jó que já completaram 20 anos), ou na falta de parentesco, que as candidatas sejam apadrinhas por um maçom regular e um membro de maioridade.

A Ordem foi fundada em 20 de outubro de 1920, nos Estados Unidos da América (EUA), pela senhora Ethel Tereza Wead Mick, carinhosamente chamada de “Mãe Mick”, que era esposa de maçom e um membro da Ordem da Estrela do Oriente.

O lugar onde as Filhas de Jó reúnem-se é chamado de Bethel, que significa “Lugar Sagrado”, e suas atividades são orientadas por um grupo de adultos denominado “Conselho Guardião”, podendo ser formado por mestres maçons, mulheres adultas com parentesco maçônico, membros da Ordem da Estrela do Oriente e Membros de Maioridade das Filhas de Jó.

As Filhas de Jó estão presentes em diversos Países, como Estados Unidos (onde fica a sede do Supremo Conselho Guardião), Canadá, Filipinas, Austrália e Brasil. No Brasil temos mais de 5 mil membros ativos, divididos em aproximadamente 250 Bethéis. O primeiro Bethel brasileiro foi instalado na cidade do Rio de Janeiro, em 1993, quando a Ordem foi trazida pelo Maçom Alberto Mansur (in memorian).

No Ceará a Ordem chegou em 19 de março de 1998, na fundação do Bethel 01 “Anjos da Luz” Fortaleza, com a iniciação de 53 membros. Outros bethéis foram instituídos posteriormente, nas cidades de: Iguatu, Nova Russas, Juazeiro do Norte, Crato, Pedra Branca, Mombaça, Campos Sales, Canindé, Quixadá e Tabuleiro do Norte. Hoje são 202 membros ativos no Estado.

Em 14 de março de 2018, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou uma sessão solene para celebrar o Dia Municipal das Filhas de Jó, Lei Nº 115/2017 de autoria do vereador e maçom Idalmir Feitosa.